luanda 17 de fevereiro 2023

Espaço Mulher - Você tem valor

Pode entrar em contato connosco, basta clicar abaixo

Veja aqui mais estudos:

luanda 10 de fevereiro 2023

luanda 04 de outubro 2022

os adultos são mesmo uns bebes

Os adultos são mesmo uns bebés

Num destes dias estava a jantar com os meus filhos e esposo e veio à mesa o tema divórcio. Isto porque tanto eu como o meu esposo somos filhos de pais separados. O meu filho mais velho perguntou-me: – “Mãe… Porque é que tens dois pais e duas mães?”. Muitas vezes sinto que Deus me fala através dos meus filhos mostrando-me coisas num outro prisma.

Assim foi a conversa:

Filho – “Mãe… Porque é que tens dois pais e duas mães?”

Eu – “Filho…eu não tenho dois pais e duas mães. O meu pai e a minha mãe zangaram-se e deixaram de estar casados. Agora a avó tem um novo marido e o avô tem uma nova mulher. Mas o marido da avó não é meu pai e a mulher do avô não é minha mãe.”

Filho – “Que confusão! Mas mãe…os adultos são mesmo uns BEBÉS!”

Eu – (Entre risos) “Bebés?! Como assim?”

Filho – “Mãe, quando eu me chateio com a mana eu não deixo de ser irmão dela, nós fazemos as pazes! Os adultos não sabem fazer as pazes?!”

Eu – (sem saber o que responder) “Sim filho eles sabem, mas não é assim tão simples.”

O jantar decorreu com normalidade, mas aquela frase não me saiu da cabeça – “Os adultos são mesmo uns bebés!”.

Na realidade muitos casamentos terminam porque alguém foi orgulhoso demais para pedir perdão. Porque é que anulamos algo que Deus uniu porque não sabemos fazer as pazes?

Passamos a infância a ouvir dos nossos pais para fazermos as pazes com os nossos irmãos porque os irmãos são para a vida toda. Mas… e o casamento, não é? Não foram os votos que fizemos no altar? “Até que a morte nos separe”. Por vezes sinto que os adultos pensam assim: “Já perdoei muito na infância…já não é preciso”.

Dei por mim a imaginar como seria se cada vez que eu pecasse Deus me dissesse – “Já não és minha filha”. Se todos os dias estamos numa caminhada para ser mais parecidas com Jesus, temos que começar a perdoar também como Jesus. Olhar para o nosso marido, filhos, colegas e familiares como Deus olha – sem olhar para os defeitos, mas sim para o bom dessa pessoa.

Tenho a certeza que muitas de nós vamos manter os nossos casamentos e famílias em união se aprendermos a olhar para eles assim. Nunca a oração de Efésios 3 fez tanto sentido…

“Por causa disto, me ponho de joelhos perante o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados, com poder, pelo Seu Espírito, no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.Efésios 3:14-19

Conhecer o amor de Cristo não é apenas para amar, perdoar e compreender aqueles que ainda não conhecem Jesus. Conhecer o amor de Cristo é fazer o mesmo com a minha família.

Por isso me despeço dizendo – “Não vamos ser bebés!”

“Uma mulher como tu”

#umamulhercomotu #vidadeadultos #adultossaounsbebes #perdao #perdaonocasal #vidadecasal


comparação…uma armadilha

Comparação... Uma armadilha!

Começamos com uma pergunta… 
Quantas vezes já te comparaste com alguém?
Não preciso saber a tua resposta, mas tenho quase a certeza que essa comparação dificilmente te deixou feliz. 

Em crianças ensinam-nos a comparar, seja na matemática (3 é maior que 2) ou até na língua (simpático é antónimo de antipático), mas nunca definimos um limite para a comparação. 

Muitas crianças sofrem verdadeiros traumas porque são constantemente comparadas com o filho da vizinha, ou com a criança “popular” da escola e todas nós sabemos que isso é mau. 

E em adultos? Como se processa a comparação? E que perigos traz?
Com a ascensão das redes sociais todas nós certamente já nos comparámos com certa pessoa “fitness” ou com aquela mãe que parece fazer tudo perfeito e ter todos os talentos, mas essa comparação só traz uma coisa – culpa.  Culpa porque não tenho o corpo perfeito, porque os meus filhos não falam 3 línguas, tocam 6 instrumentos, porque eu não faço os melhores bolos, etc.  O grande problema desta culpa é que não nos leva a lado nenhum, não nos traz nada de bom e só nos afunda em tristeza e desmotivação. 

E o que Deus diz sobre isto? Será que por não ser igual a certa pessoa, não tenho o mesmo valor que ela?

Uma das coisas que temos que perceber é que Deus não nos fez iguais propositadamente. O interessante é que as nossas diferenças são o que nos fazem ser especiais. Posso não ter aquele talento, os meus filhos podem não saber tocar 6 instrumentos, mas tenho outros talentos. Posso não ser “fitness” mas tenho certamente outras qualidades. 

Deus fez-nos especiais e ama-nos com todas as nossas particularidades, com todas as nossas diferenças e precisa que tu sejas isso mesmo – diferente!

Jeremias 1:5
“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.”

1 Timóteo 4:14
“Não desprezes o dom que há em ti … ”

Então…não te compares a ninguém. Tu és tudo aquilo que Deus sonhou. Usa os teus talentos para o servir, não queiras os talentos de ninguém…Deus deu-te um presente muito especial, algo que não deu a mais ninguém – os teus talentos!

“Uma mulher como tu”

#armadilha #comparação #diferentes #talentos #umamulhercomotu

o principe encantado

O Príncipe encantado

Olá, a primeira experiência que quero partilhar com vocês é algo que a maioria das mulheres sonha desde criança, com “O príncipe encantado”, em ter um casamento de sonho, uma festa maravilhosa, cheia de convidados, em ter filhos lindos e tantas outras coisas boas…

Mas muitas vezes, muitas de nós vêm os anos a passar, e a esperança vai desvanecendo, os sonhos que antes eram motivo de alegria e expetativa, hoje se tornaram em desilusão, frustração e solidão.

E o que quero partilhar é algo que pode mudar o rumo da tua história, assim como aconteceu comigo…
Independentemente da idade que tenhas, do que já tenhas vivido ou até do país onde vives.
A felicidade não depende do que te rodeia ou do que possas ter… mas sim das decisões que tomamos na vida.
E a decisão mais importante de todas é ter Deus no trono da nossa vida, fazer Dele a Prioridade, ou seja, em tudo o que fazes o teu primeiro desejo seja agradar o coração de Deus e assim tudo o que desejas Ele mesmo fará chegar a ti…

É mais simples do que possas imaginar não é um conto de fadas, mas sim, os segredos que tenho aprendido no livro mais sábio que já li, a Bíblia que contém a Palavra de Deus que tem poder para transformar as nossas vidas, agora cabe-te a ti acreditares, experimentares e sonhares sem desistir.

E assim como eu possas dizer. Hoje sou feliz

                                                                                                                

“Simply Woman”

#simplywoman #principeencantado #casamentodesonho

o dia em que descobri que era feia

O dia em que descobri que era FEIA!!!

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” 1 Pedro 3:3-4

Espírito dócil e tranquilo? E cirurgias para pôr isto, já inventaram? E com anestesia por favor! Que estas coisas de operações internas costumam doer demais!
Será que não dá para tirar o espírito “eu é que sei, a minha maneira é que é” instantaneamente??! Porquê que com Ele as coisas não funcionam assim?  Não, não, não há cirurgias, nem anestesias, é um processo!
A boa noticia é que nós mulheres queremos ser belas a todo o custo, estamos habituadas a passar por processos e por vezes dolorosos, preparadas? Como ter um espírito dócil e tranquilo é o nosso FOCO! Vamos resplandecer de beleza, ainda aparecemos na televisão. Kuriakos TV claro!

Pensem comigo…

1.º Dócil não significa vulnerável ou fraca! Antes pelo contrário, são virtudes que indicam força, porque no meio da confusão só consegue ser dócil quem tem controle de si mesma e das suas emoções. Então se queremos mansidão temos que dominar as nossas emoções, sim nós mulheres! Porque ficamos magoadas, amuamos, respondemos, mandamos, opinamos, não esperamos, retaliamos, achamos, ouvimos, sabemos, vimos, sentimos… sabemos como é.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23

Mansidão e domino próprio são frutos do espírito.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
João 15:4-5

Nós não podemos dar fruto se não permanecermos Nele.

2.º Tranquila não significa calada ou não ter opinião.  As palavras que vão sair da nossa boca serão apropriadas, trarão edificação e serão agradáveis a Deus quando abdicarmos do controlo, da tentativa de resolver pela nossa força, pelo nosso entendimento. Quando não permitimos que o medo, a dúvida, a insegurança, a preocupação e a raiva tenham lugar no nosso coração. Quando recusamos a dar ouvidos às vozes que reclamam por justiça própria, que nos lembram das ofensas, das mágoas, do passado, que trazem ressentimentos…Quando descansamos Nele e confiamos Nele, deixamos de ter medo e passamos a ter confiança total!

 

Dicas que ELE nos deu para sermos BELAS:

– DICA N.º 1: Estarmos ligadas a Ele, porque sozinhas não vamos conseguir ter um espírito de mansidão nem tranquilidade porque isso não vem de nós, vem Dele, é Ele que É a Videira e estes frutos do Espírito nascem em nós porque permanecemos Nele.

– DICA N.º 2: Não nos estribarmos no nosso entendimento, guardarmos o nosso coração e confiarmos totalmente no Poder que Ele tem sobre qualquer situação e isso trará tranquilidade mesmo no meio de um problema.

AGORA… Temos que pôr em prática durante alguns dias para dar o efeito pretendido! Portanto se virem que nos primeiros dias não está a dar aquele efeito CHARAN, não se preocupem, não desistam mantenham-se firmes! Dizem que demora 21 dias para fazer efeito…estamos juntas porque FEIAS é que NÃO!

 

“Mulher em Construção”

#mulheremconstrucao #feiasnunca #mulherdocil #mulhertranquila #estaquase

o embarque

O embarque

Digo sempre que o início da minha caminhada deu-se por volta dos meus 6/7anos de idade, quando a minha mãe aceitou Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador. Recordo-me que descobri Jesus nos princípios da minha mãe, todos eles baseados na Bíblia Sagrada.


Cresci e como qualquer jovem repleta de planos e sonhos, dentre eles o de entrar para a aviação civil, mas carreguei sempre comigo o alvo principal que é servir a Deus.

Ah, como eu admiro a aviação!

Foi de tamanha alegria o meu ingresso no ramo, planeei a minha caminhada de forma a ser uma excelente profissional, mas Deus tinha planos totalmente contrários e maiores para mim.

Acredito que o altruísmo que carrego é obra desse Deus maravilhoso,

Pois Ele já sabia que ao embarcar no voo por ele preparado, me tornaria Pastora.

Quem diria!

Quem diria que o meu sonho com a aviação estava relacionado a voos maiores em que sem olhar para trás embarquei na certeza, de que independente de todo o mau tempo que surgir e desconhecer o destino, o meu Piloto Jesus Cristo, há de aterrar sempre em paz e segurança.

Hoje percebo o real significado do que é “Confiar no senhor de todo o coração”

“Menina_dos_olhos_de_Deus”

#caminhada #vidacomDeus #confiaremDeus

precisamos do outono

Precisamos do outono

Entrámos em 2020 como quem entra numa prova de resistência. E chegámos ao último quarto do ano!

É verdade que o Verão nos trouxe um arejar de ideias, com sol, momentos felizes, baterias recarregadas. Mas já se avistam no calendário os dias de Outono. Mais curtos, com pouco sol e muita chuva, algum frio e aquela melancolia chata, quase entorpecedora.

Nesta altura do ano, costumo pensar: Por que razão não é sempre Verão? Tudo é tão mais fácil no verão!

Mas a vida faz-se de ciclos, de épocas, de estações. Foi assim que Deus determinou. Ele estabeleceu todos os limites da terra, formou o verão e o inverno. (Salmos 74) Portanto, conformemo-nos: enquanto esta terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.  (Génesis 8:22)

Na verdade, esta sequência de estações só confirma a perfeição de Deus. Para cada tempo de êxtase, há um tempo de repouso. Um equilíbrio que se restabelece. Não há só tempo para rir, dançar, amar, edificar. Também há o tempo de crise. O tempo de chorar, de rasgar, de perder, de parar. (Eclesiastes 3) E, em ambos, crescemos e aprendemos.

Talvez não gostemos muito desta perspetiva da vida. Mas ela é mesmo assim. Uma prova de resistência com várias etapas. Uma jornada. E olhar para a natureza ajuda-nos a entendê-la.

Para cada ciclo que começa, há uma estação que se despede, deixando tudo o que ela ensinou. Uma etapa superada. Uma lição que guardamos. Gostaríamos que o equilíbrio se restabelecesse automaticamente. Mas tenho para mim que “automático” é uma palavra que não faz parte do dicionário de Deus. O lavrador espera com paciência o precioso fruto da terra, até que receba a chuva temporã e serôdia. Devemos também nós ser pacientes e fortalecermos os nossos corações. (Tiago 5:7) Nada é de repente. Precisamos do Outono para colher os frutos , desacelerar, desprendermo-nos do que já não presta e fortalecermo-nos. No quentinho do coração.

Neste último quarto do ano, porque não fazer um restart?
Pare um bocadinho. Fortaleça-se. Ore. Estude. Planeie. Escreva num caderno. Olhe para a frente e proponha-se a uma nova etapa. Os tempos podem ser duros, as notícias desanimadoras, mas a jornada ainda não acabou. E você vai vencer! Em tudo temos sido atribulados. Por fora combates, temores por dentro. Mas Deus, que consola os abatidos, nos ajudará sempre. (II Coríntios 7)

“Mãe de três”

#motivação #recomeço #fé #perseverança #outono

[DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

estou velho e agora

Estou velho, e agora?

“As pessoas crescidas gostam de números. Quando lhes falam de um amigo novo, nunca perguntam nada de essencial. Nunca perguntam: «Como é a voz dele? A que é que ele gosta mais de brincar? Faz coleção de borboletas?»
Em vez disso, perguntam: «Que idade tem? Quantos irmãos tem? Quanto é que ele pesa? Quanto ganha o pai dele?» Só então julgam ficar a saber quem é o vosso amigo.”
(“O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry

Vivemos na era dos números. Habituamo-nos a pensar que somos os números que carregamos. Sobretudo os números da idade e do salário.

Mas a vida, felizmente, teima em discordar. Não somos matemática. Não somos números e os números não definem a nossa essência.

Naturalmente, como coordenadas, estes números ajudam-nos a ajustar comportamentos. A encontrar o nosso lugar ao longo do percurso da vida.
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”
(1Coríntios 13)

A isto chamamos crescer. Amadurecer. Envelhecer.

Sim, é um facto: nós envelhecemos! E ninguém pode mudar isso! O problema está em não sabermos envelhecer. Não é uma fatalidade. É uma dádiva! É um privilégio! Não é um dia a menos. Se aprendermos a contar os nossos dias, somando-os em vez de os subtrair, então o nosso coração alcançará sabedoria. (Salmos 90) E alegria! E muita gratidão por cada cabelo branco, por cada lição aprendida, por cada provação superada.

Em certas culturas, como a japonesa e a índia, os mais velhos são honrados. O conselho sábio do ancião é desejado. A idade é apreciada. Porque é preciso viver para saber do que a vida é feita. Todavia, o frenesim da cultura ocidental encosta os mais velhos a um canto. Esquecidos. A pandemia veio piorar as coisas. E o que deveria ser um processo natural, recompensador, uma coroa de honra (Provérbios 16), acaba por ser um pesado fardo.

Se é novo, respeite os mais velhos e prepare-se para a sua vez. Estamos todos na corrida!

Se é mais velho, parabéns! Viveu o que mais ninguém alguma vez viverá. A sua vida, uma coleção de dias, entre erros e vitórias, é inédita e irrepetível. Em nenhum outro tempo, e em nenhum outro lugar, alguém viverá uma vida exatamente igual à sua. Você criou uma história única!

Esteja recetivo ao que a vida ainda tem reservado para si. Mantenha-se apto para ensinar. Que  legado quer deixar para os que ficarão depois de si? Que memórias terão de si? Que lições poderá ainda partilhar? A sua corrida não acabou. Agora que está mais velho, de cabelos brancos, agarre-se a Deus mais do que nunca, para que possa falar da Sua força e do Seu poder às futuras gerações. (Salmos 71).

“Mãe de três”

#motivação #idade #envelhecer #legado